sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Experiência na ascensão espiritual

Tenho visto, -não sem alguma tristeza- quão teórico tem sido o estudo do espiritualismo; acredito que em grande parte isso ocorre pela visão voltada para o externo, quando na verdade os fenômenos espirituais ocorrem no interior do Ser. Cuida-se muito do comportamento quando deveríamos prestar mais atenção ao pensamento. O comportamento é apenas o efeito do que pensamos, não poderemos mudar os efeitos sem que sejam mudadas as causas.

Ocorre na maioria das vezes, que pensamos de uma maneira e nos comportamos de outra; mas neste caso, então, no nosso interior criamos um conflito e o conflito sempre leva a separação, a dualidade; justamente o contrario do caminho espiritual que busca sempre através do amor a unicidade de todos os Seres com Deus.

Ocorre também nas pessoas, que iniciando o processo espiritual, reagem aos acontecimentos externos de uma maneira diferente do que se propuseram; isso é normal no caminho, as respostas do iniciante para esses acontecimentos são automáticas, pelo grande poder que o ego exerce sobre suas mentes, não se devendo portanto confundir com o exposto no parágrafo anterior, pois ali, o Ser ainda acha que está agindo de forma correta; aqui, o Ser identificou o erro e está em processo de correção. Neste caso, o que poderá sentir é um desconforto não propriamente um conflito.

Não é possível, chegar ao conhecimento de nós mesmos, olhando somente para fora; o conhecimento de como e o que pensamos é o inicio do caminho espiritual e para isso precisamos estar presentes, conscientes. O olhar para fora, pode dar algumas dicas do que pensamos. O mundo lá fora é o que projetamos a partir de dentro. Só vemos lá o que queremos ver e o que queremos ver é muito do que somos, do que pensamos.

Qualquer mudança verdadeira só pode ocorrer na mente, no interior de cada um de Nós, mas só poderemos mudar se de fato soubermos quem somos, esse é o inicio e nele está também incluído o fim. Quando descobrimos quem somos, descobrimos a verdade, e descobrindo a verdade, nos lembramos do Pai e nos colocamos numa posição de ver a Face de Cristo, entramos no céu, independentemente de termos passado ou não pela experiência da morte.

Que o Espírito Santo ilumine nossa mente e que Nós possamos estender essa luz a todos os Seres que encontrarmos em nossa experiência terrena, levando cada irmão ao lugar que todos desejamos estar e que verdadeiramente não saímos mas vivemos na ilusão de ter saído: A casa do Pai. Amem